Comunicação Verbal

Comunicação corporativa: o que faz e para que serve

09 de março de 2007, 00:48

A atividade do departamento de comunicação corporativa vai muito além de trocar os “recados” do mural da empresa e enviar comunicados por e-mail.

O departamento de comunicação corporativa zela pela boa imagem da empresa. E como se consegue isso? Para atender o objetivo, é preciso observar uma série de ações. As equipes devem verificar se a comunicação da empresa segue o padrão estabelecido, se a identidade visual é bem aplicada, se a percepção do público em relação à empresa é positiva. Devem também acompanhar todas as iniciativas de divulgação e mais uma série de outras atividades.
Há dois principais públicos nesta área, o interno e o externo.

Público interno e externo

O público interno são os funcionários da empresa e também os parceiros e prestadores de serviços. É preciso cativá-los e fazer com que tenham uma relação de confiança. É sempre preferível que eles saibam das notícias que envolvem a empresa por intermédio da própria empresa do que através de mídias externas, que em alguns casos podem mostrar outro ponto de vista em relação a determinado fato.
Então o primeiro passo é manter sempre o funcionário bem informado, o que irá contribuir para uma boa imagem da empresa.
Esta informação pode acontecer de diversas formas – através de comunicados por e-mail, de quadro de avisos, jornais (impressos ou online), intranet, palestras internas, workshops, etc.
Festas de fim de ano e outras comemorações internas da empresa também devem contar com a participação da comunicação corporativa. Tudo o que afetar direta ou indiretamente a imagem da empresa deve ocorrer com o envolvimento deste departamento.
Quanto ao público externo, toda comunicação deve ser validada através da área de comunicação. É um ponto óbvio, mas que deve ser repetido para que não seja esquecido.
A área de comunicação prepara os press-releases e os press-kits para os jornalistas e dá suporte aos diretores da empresa em momentos pré-entrevista. (Press-releases são documentos redigidos em forma de notícia que são remetidos para jornalistas com o objetivo de mantê-los informados e de gerar publicação em seus veículos de comunicação: Press-kits são conjuntos de documentos, folhetos, fotos e outros materiais, reunidos numa pasta para serem entregues a jornalistas.)
A área de comunicação também é responsável por eventos sociais, festas e participações da empresa nos mais diversos âmbitos, para que sempre mantenha a padronização e a divulgação de uma imagem positiva da empresa. É esta área que faz contato com a consultoria de relações públicas caso a empresa tenha uma também.

Marketing e confiança

A área de comunicação não existe para substituir a área de marketing e sim para trabalhar em conjunto com ela. Lembre-se que o marketing tem o foco em produtos, clientes e vendas, enquanto a comunicação foca a imagem da empresa. É um departamento que trabalha em conjunto com toda a empresa e não apenas um ?quebra-galho?.
É importante também reforçar a questão da ética e confidencialidade. Este departamento deve ser sempre firme e cuidadoso no que diz respeito a informações confidenciais, pois atende desde departamentos pequenos até a diretoria e presidência e por isso está sempre “por dentro” do que ocorre em toda a empresa. Informações confidenciais que vazam podem causar grandes transtornos.

A estrutura da área

Para uma empresa de médio porte, geralmente dois ou três profissionais são suficientes para a área de comunicação. Lembre-se que estas pessoas estarão envolvidas em eventos, reuniões e palestras e por isso há necessidade que tenha sempre alguém no lugar para dar suporte às demais tarefas. É sempre necessário haver um “backup”.
A formação destes profissionais pode ser um item relativo. É interessante que sejam formados em jornalismo, comunicação, marketing ou outro curso do gênero. É imprescindível que saibam escrever bem, que gostem de ler bons livros, que sejam educado e tenham tranquilidade para lidar com o público. Devem ser cordiais, criativos e saber comunicar-se muito bem.
O objetivo deste texto foi oferecer uma visão sobre o que é e como funciona (ou deveria funcionar) a área de comunicação de sua empresa, que está sempre para lá e para cá, geralmente em uma sala isolada e que, sim, também trocam as mensagens do mural de avisos.

Você está à procura de emprego e de repente descobre que, justamente aquele anúncio pelo qual se interessou pede que seja enviada uma carta de apresentação junto com o currículo. E agora, o que fazer?
Redigir uma carta de apresentação é mais fácil do que você imagina. A carta de apresentação serve, principalmente, para currículos enviados pelo correio, quando há necessidade de informar a pretensão salarial. Cabe também para apresentar o profissional - no caso de uma indicação, por exemplo. Seguem alguns modelos de Cartas de Apresentação :



Modelo 1

Prezado(a) Senhor(a),

De acordo com a indicação do Sr. João da Silva, envio meu currículo para apreciação.
Há cinco anos atuo na área de divulgação e markerting da empresa Ramos&Associados, desenvolvendo trabalhos de consultoria na área educacional e também na organização de eventos em diversos segmentos empresariais.
Neste momento, busco uma efetivação no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objetivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.
Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.

Modelo 2

Prezados Senhores,
Estou à procura de novos desafios profissionais na área de Recursos Humanos e acredito que sua empresa possa ter interesse por minhas qualificações.
Sou graduada em Comunicação Social e História, com pós-graduação em Administração. Atuo na área de Recursos Humanos há nove anos, com destaque para o desenvolvimento e coordenação de atividades de treinamento, tendo inclusive obtido a certificação ISO-9001.
Envio anexo o meu currículo para fazer parte de seu banco de dados e coloco-me à disposição para uma entrevista pessoal, quando poderei fornecer mais informações sobre minha experiência profissional.
Cordialmente,


Modelo 3

Dr. Augusto Valente
Diretor
Interforma Assessoria Empresarial Ltda.
Av. Luis Alcântara, 768 - sala 56 São Paulo - SP
Prezado Dr. Augusto,
Sou executivo de Assuntos Corporativos e Comunicação Empresarial com carreira em escritórios de advocacia e no Banco Banespa, onde adquiri sólida experiência em relações com a imprensa, clientes, órgãos de defesa do consumidor, gestão de produtos, suporte a desenvolvimento de agências e postos de serviços, análise de concorrência, formação e liderança de equipes, interface entre banco e empresas seguradoras e de cartões de crédito e áreas administrativas. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, tenho pós- graduação em Jornalismo.
Visando posições em empresas suas clientes, encaminho meu currículo e estarei à sua disposição para um contato pessoal e informações adicionais sobre minha carreira
Atenciosamente,





Modelo 4

4 de janeiro de 201X
Sra. Rhonda West
Gerente do serviço de atendimento ao cliente
Acme Inc.
123 Corporate Blvd.
Alguma cidade, CO 50802
Re: Vaga aberta para representante do serviço de atendimento ao cliente (ID de referência: CS300-Denver)
Prezada Sra. West:
Fiquei contente em saber que há uma vaga aberta para representante do serviço de atendimento ao cliente. Espero ser convidada para fazer uma entrevista.
Minha formação inclui experiência como auxiliar de atendimento ao cliente tanto em Call Centers quanto em ambientes de varejo. Recentemente, trabalhei na equipe de atendimento ao cliente da Discount-Mart, onde minhas responsabilidades incluíam lidar com a devolução de mercadorias do cliente, emitir créditos da loja/reembolsos, sinalizar mercadorias danificadas a serem devolvidas para os fornecedores e trabalhar no caixa durante os períodos de pico.
Anteriormente, trabalhei em dois Call Centers de atendimento ao cliente com um grande volume de chamadas para uma importante operadora de telecomunicação e um prestador de serviços de televisão via satélite. Nesses cargos, mostrei disponibilidade para solucionar vários problemas e reclamações (como disputas de faturamento, interrupções ou cortes de serviço, atrasos de técnicos de manutenção e equipamentos com defeito). Sempre atingi minhas metas de volume de chamada, atendendo, em média, 56 a 60 ligações por dia.
Além dessa experiência, desenvolvi habilidades significativas de atendimento ao cliente durante meu trabalho de meio período como garçonete e hostess de restaurante enquanto cursava o ensino médio.
Também tenho muita habilidade em informática com MS Word, MS Excel e aplicativos de banco de dados CRM e um ano de faculdade (administração). Se desejar, consulte meu currículo em anexo para obter detalhes sobre minha experiência e formação acadêmica.
Tenho certeza de que posso agregar valor com as habilidades de atendimento ao cliente, comunicação e solução de problemas que a senhora procura. Sinta-se à vontade para ligar para 555-555-5555 (residencial) ou 555-555-5500 (celular) e marcar uma entrevista. Obrigada pela atenção. Espero mais informações sobre essa oportunidade de emprego.
Atenciosamente,
Sue Ling
Anexo: Currículo




REDAÇÃO DO CONCURSO NA VOLKSWAGEN.


No processo de seleção da Volkswagen do Brasil, os candidatos deveriam
responder a seguinte pergunta: 'Você tem experiência'?
A redação abaixo foi desenvolvida por um dos candidatos.
Ele foi aprovado e seu texto está fazendo sucesso, e ele com certeza
será sempre lembrado por sua criatividade, sua poesia, e acima de tudo
por sua alma.

REDAÇÃO VENCEDORA:

Já fiz cosquinha na minha irmã pra ela parar de chorar,
Já me queimei brincando com vela. Eu já fiz bola de chiclete e
melequei todo o rosto,
Já conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo.
Já quis ser astronauta, violonista, mágico, caçador e trapezista.
Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora.
Já passei trote por telefone.
Já tomei banho de chuva e acabei me viciando.
Já roubei beijo. Já confundi Sentimentos.
Peguei atalho errado e continuo andando pelo desconhecido.
Já raspei o fundo da panela de arroz carreteiro,
Já me cortei fazendo a barba apressado, já chorei ouvindo música no ônibus.
Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais
difíceis de se esquecer.
Já subi escondido no telhado pra tentar pegar estrelas,
Já subi em árvore pra roubar fruta. Já caí da escada de bunda.
Já fiz juras eternas,
Já escrevi no muro da escola,
Já chorei sentado no chão do banheiro,
Já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro instante.
Já corri pra não deixar alguém chorando. Já fiquei sozinho no meio de
mil pessoas sentindo falta de uma só.
Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado,
Já me joguei na piscina sem vontade de voltar,
Já bebi uísque até sentir dormente os meus lábios,
Já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar.
Já senti medo do escuro, já tremi de nervoso,
Já quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de
alguém especial.
Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar.
Já apostei em correr descalço na rua,
Já gritei de felicidade,
Já roubei rosas num enorme jardim.
Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um 'para
sempre' pela metade.
Já deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol.
Já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos,
e a vida é mesmo um ir e vir sem razão.
Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da
emoção, guardados num baú, chamado coração.
E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita:
'Qual sua experiência?'.
Essa pergunta ecoa no meu cérebro:
experiência...experiência...Será que ser 'plantador de sorrisos' é uma
boa experiência?
Sonhos!!! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!
Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta:
Experiência? 'Quem a tem, se a todo o momento tudo se renova?'.

Fonte: http://mais.uol.com.br/view/e8h4xmy8lnu8/redao-do-concurso-na-volkswagen-04021C3668C8A953E6




A redação no processo seletivo



por Juliana Ricci
Escrever bem é uma tarefa difícil, que exige raciocínio, capacidade de organizar os pensamentos e muita concentração. Você já imaginou então o que pode representar o fato de elaborar um bom texto diante de um selecionador, num processo seletivo?
Pois é, muitas consultorias e empresas pedem aos candidatos a emprego que elaborem uma redação, geralmente de 20 ou 30 linhas. Não há como negar que a pressão é grande. Diante da oportunidade de conseguir um novo emprego, imaginar que um pequeno texto pode atrapalhar tudo deixa qualquer candidato suando frio. Mas a verdade é que na hora de escrever, a habilidade adquirida com a prática é o fator mais importante. Isso significa que não adianta querer, de um dia para o outro, redigir textos brilhantes. A primeira lição a ser aprendida é a de que a habilidade em escrever só chega para quem pratica muito e lê muito - para adquirir vocabulário e perceber estilos e maneiras de expressar os pensamentos.
Na maior parte das vezes, o tema da redação é livre. Segundo Sandra Gouveia Moreira, Psicóloga e Gerente de Talentos da Lógica Serviços e Projetos, dar a opção da escolha do assunto ao candidato é uma forma de aliviar a tensão, já que ele sabe que pelo menos poderá discorrer sobre algo que domina. "O que interessa nesses textos é avaliar a capacidade de estruturar as idéias, de raciocinar sobre um problema ou tema e também o domínio do português. Ainda assim, alguns selecionadores preferem definir o tema, para testar também se o profissional está bem informado e tem bom nível de conhecimentos gerais", explica Sandra.
Outra intenção dos selecionadores é fazer uma análise grafológica do texto, que é um estudo do perfil da pessoa a partir de sua letra. Portanto, nesses casos, o tema não tem importância. Bem, mudar o tipo de letra você não pode, e nem precisa, mas escrever bem é perfeitamente possível. Confira as dicas de Cristiane Gonçalves, gerente de Assessoria em Gestão de RH da KPMG:
  • Use linguagem simples. Ninguém aguenta e nem tem tempo para ficar lendo e decifrando textos rebuscados
  • Não use gírias. Palavras e expressões desse tipo fazem parte somente da língua falada, e ainda assim são regionais, não necessariamente conhecidas por todos
  • Evite frases de uma palavra, ou de efeito. Palavras sozinhas não têm sentido numa redação, por isso não merecem virar frase. E frases de efeito, assim como clichês, refletem apenas a opinião de quem os criou
  • Não abrevie. Os selecionadores não são obrigados a entender palavras abreviadas e você corre o risco de abreviar de forma errada
  • Seja claro. Procure seguir a ordem direta da narrativa, sem inverter a sequência dos fatos ou das opiniões. Assim suas frases ficarão leves e curtas e os argumentos, claros
  • Evite termos em inglês. Não "pega" bem americanizar seu texto, e você ainda corre o risco, novamente, de usar os termos de maneira errada
  • Evite metáforas, analogias e outros recursos que num romance ou num poema podem ajudar muito, mas em textos objetivos só ocupam espaço
  • Fale dos objetivos profissionais. Quando o tema for livre, prefira falar da sua carreira, profissão, área de atuação ou algo sobre a atualidade. Redações com temas do tipo "domingo no parque", "minhas férias" ou "por que tenho 20 pares de sapato no armário" são abominadas
  • Cuidado com a redundância. Muitas vezes, sem perceber, explicamos mais de uma vez a mesma coisa, assim como fazemos ao falar. Confira se o seu texto não está repetitivo
  • Varie o vocabulário. Usar sempre a mesma palavra demonstra pobreza de vocabulário, sem contar que o texto fica muito cansativo
  • Evite frases longas. Elas são um prato cheio para que as idéias se percam. Ponto final é a melhor arma nesses casos
  • Fique atento ao uso das letras maiúsculas e dos parágrafos.
  • Simplesmente apresente sua opinião. Seja ela qual for, será bem aceita se for bem apresentada. Defenda-a, mas evite radicalismos e temas polêmicos
  • Revise. Tem gente que acha que revisão é "mal" de jornalista e escritor. Qualquer texto, sobre qualquer assunto, com qualquer propósito que seja, pode causar uma grande confusão se contiver erros, frases incompletas, etc.
Fonte: http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/entrevista/pratica/141003-redacao.shtm




Redação... O que escrevo?
Geralmente, nos processos seletivos, temos que fazer uma redação. Gostaria de saber qual o melhor tema a ser falado, até porque na maioria das vezes o tema é aberto. Além disso, queria entender qual a principal finalidade dessa atividade?
Obrigado
Atenciosamente,
Letícia de Fátima
Resposta
Descrição Pergunta:Geralmente, nos processos seletivos, temos que fazer uma redação. Gostaria de saber qual o melhor tema a ser falado, até porque na maioria das vezes o tema é aberto. Além disso, queria entender qual a principal finalidade dessa atividade?
Resposta:
Letícia, a sua pergunta é muito pertinente, pois a maioria das empresas pede para que o candidato faça a famosa redação. Geralmente, existem duas possibilidades onde a redação é utilizada. Na primeira, o objetivo do avaliador é avaliar a comunicação escrita, gramática, clareza de raciocínio, objetividade, capacidade de síntese e outras competências. Neste caso é sempre interessante escrever sobre um assunto no qual se tem bom domínio ou ainda fazer um resumo da sua história profissional ou objetivos e metas para o futuro. Também pode-se redigir textos sobre um aspecto mais técnico requerido para a função.
Exemplificando: se um dos requisitos do cargo é conhecimento na área de marketing o candidato pode arriscar elaborar um texto sobre “Marketing e Mídias Sociais” (desde que domine o assunto e escreva ao mínimo 20 linhas). Outra possibilidade para a utilização da redação é quando a empresa quer fazer uma análise grafológica. A grafologia é um instrumento que serve para avaliar através da escrita dados sobre a personalidade e aptidões dos indivíduos. Geralmente o candidato recebe uma folha tamanho ofício sem pauta, uma caneta esferográfica azul e é instruído a discorrer no mínimo 20 linhas sobre um tema específico ou livre e assinar no final. Para tal é proibido fazer rascunho e inclinar o papel. Neste caso, o tema da redação ou o conteúdo da mesma não é o objeto principal de análise.
O grafólogo irá avaliar de maneira bem minuciosa uma série de aspectos da escrita, tais como: inclinação das letras, distância entre as palavras, cuidado com pontuação e pressão do traço.  Não há como “forjar” uma análise como esta, ou seja, disfarçar a letra. No entanto, nesta situação é melhor se preocupar menos com o tema (pois é apenas pano de fundo) e caprichar na apresentação do texto e na própria caligrafia.
Abraços,
Taís Targa.




Dicas de como fazer uma redação em um processo seletivo

Quem procura emprego sabe que escrever redações em processos seletivos se tornou uma prática tão comum que até parece regra.
A redação, que para muitos candidatos é um verdadeiro pesadelo, para os recrutadores é uma das ferramentas mais eficazes na seleção. Por meio dela é possível perceber se o individuo sabe organizar suas ideias, expressar seus pontos de vista, raciocinar a cerca de um problema e, é claro, se ele possui domínio do português. Outra possibilidade interessante que a análise dos textos abre é a de detectar traços da personalidade da pessoa por intermédio da grafologia.
Mesmo com toda a pressão, especialistas afirmam que a redação não deve ser vista como um suplício já que escrever bem é bem mais simples do que parece.
Duvida? Então preste atenção em nossas dicas!
O TEMA
Se você não fizer ideia sobre o que escrever não se desespere: aborde assuntos da atualidade ou foque seu texto em sua área de atuação ou carreira.  Embora a maioria dos processos seletivos não estipulem temas, alguns recrutadores preferem delinear um assunto para saber se o candidato está atento ao que acontece no mundo e se ele tem um bom nível de conhecimentos gerais. Manter-se informado e ser positivo é fundamental.
Lembre-se sempre que a redação sempre falará de você, até mesmo quando o tema for livre, uma vez que ela refletirá diretamente suas ideias e posições.
O TÍTULO
Na dúvida sobre qual título colocar? Deixe ele por último. Depois de ter seu texto pronto você terá uma melhor noção do conteúdo. Com base na leitura do mesmo, ficará muito mais fácil escolher um título adequado.
SEJA CLARO
Pense em sua redação como uma história com começo, meio e fim. Não misture ideias ou argumentos. Estabeleça uma relação de ordem para que seu texto fique leve e seus pontos de vista claros.
A LINGUAGEM
Há quem confunda um bom texto com uma redação cheia de firulas. Lembre-se que o recrutador lerá não só a sua redação como também a de outros candidatos. Por isso, vá direto ao ponto. Use uma linguagem simples, próxima ao português falado. Quanto menos rebuscado for seu texto, mais fácil será a leitura e compreensão. Mas cuidado! Evite gírias, abreviações, estrangeirismos e frases longas. Não custa dizer que uma redação simples não precisa ser simplória: varie seu vocabulário e não repita palavras.
Ah! E não esqueça de revisar o que você escreveu, pois assim você evitará erros e frases incompletas. Seguindo as dicas acima você aumentará – e muito – suas chances de acerto.
Agora que você já está preparado para essa etapa de seleção, cadastre seu currículo na Manager Online e encontre vagas perfeitas para você!
por: Thiago Dantas



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