quinta-feira, 6 de setembro de 2012

TESTE 1 VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA EMPREENDER?

TESTE 1 VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA EMPREENDER?

TESTE 1

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA EMPREENDER?

A grande maioria dos testes que avaliam o potencial empreendedor comete um pecado capital, que põe em risco a sua validade: tentam analisar o potencial do indivíduo desvinculado de uma idéia. Ora, o que define o empreendedor é o sonho (a ideia), a vontade e a capacidade de agir para transformá-lo em um negócio de sucesso.

Se a pessoa não tem uma idéia, falta-lhe a condição essencial para empreender, mesmo que tenha alto potencial para tanto.

O que deve ser analisado é o conjunto indivíduo-idéia e, principalmente, a relação entre os dois. Isto mesmo, a relação entre o indivíduo e a sua idéia, porque uma idéia pode ser boa para um e não servir para outro. Ou seja, uma pessoa deve lidar com idéias que se adaptem à sua personalidade, seu modo de ser e ver o mundo, suas habilidades, preferências, competências etc. Se não houver casamento
entre idéia e empreendedor, tudo fica mais difícil.

Mas há outra coisa muito importante: idéia é diferente de oportunidade. Um dos atributos do empreendedor é a capacidade de identificar oportunidades (mas não é só isto: também precisa saber agarrá-las, buscar e gerenciar recursos para que se transformem em negócio de sucesso). Ou seja, não basta ter uma boa idéia (algo que
a maioria das pessoas é capaz de fazer), mas é preciso saber identificar se ela tem potencial de sucesso, isto é, desenvolver um bom estudo de viabilidade mercadológica, tecnológica, financeira etc., o que é feito por meio da ferramenta Plano de Negócios.

Dessa forma, para saber se você é um empreendedor com potencial de sucesso, temos que avaliar duas relações:
■ você e sua idéia
■ sua idéia e o mercado.

Mas atenção: na análise da relação entre você e sua idéia, além de medir o grau de adequação dela à sua personalidade (gosto da idéia? ela me realiza? atende ao meu estilo de vida?), é preciso avaliar os dois outros elementos fundamentais:
■ Você tem condições de agarrar essa oportunidade?
■ Você sabe buscar e gerenciar os recursos para transformar a oportunidade em um negócio de sucesso?
Para responder a este questionário, você precisa ter feito a sua lição de casa: saber o que é essencial para identificar se está diante de uma oportunidade e também o que é necessário para transformá-la em negócio de sucesso. Para descobrir se você
preenche as condições para tanto, vamos ao teste.


Seja sincero: este teste só interessa a você.

Você e a sua idéia — Capacidade de identificar a idéia

1. Qual é o seu sonho? Você é capaz de dizer o que pretende ser daqui a 10 ou 20
anos?
a — Sim
b — Não sei
— Não pensei no assunto

2. Você está disposto a colocar toda a sua energia para realizar o seu sonho?
a — Sim
b — Não sei
c — Não pensei no assunto

3. Não seria melhor você ser empregado do que se arriscar numa empresa sua?
a — Não; sei que quero ser empreendedor
b — Não sei
c — Não pensei no assunto

4. Você acha que, apesar de suas idéias serem boas, os outros sempre fazem melhor?
a — Não; eu confio nas minhas idéias.
b — Sim; acho que os outros se saem melhor
c — Não pensei no assunto

5. Quando faltar alguém com quem você possa dividir, acha que será capaz de
pensar e agir sozinho?
a — Sim
b — Não
c — Não pensei no assunto
6. Você tem medo de errar?
a — Não
b — Sim
c — Não pensei no assunto

7. Mesmo diante do erro (que é a maior fonte de aprendizado do empreendedor), o
empreendedor muitas vezes tem que continuar, até conseguir alcançar os seus
objetivos. Você sabe que muita perseverança lhe será exigida?
a — Não
b — Sim
c — Não pensei no assunto

8. Você se sente capaz de fazer as perguntas pertinentes?
a — Sim
b — Não sei
c — Não pensei no assunto

9. Faça um mergulho no seu ego, ouça o seu coração. Sua idéia de negócio tem algo
a ver com seu sonho? Irá, de alguma forma, contribuir para a sua realização
pessoal?
a — Sim
b — Minha idéia de negócio não tem a ver com o meu sonho
c — Acho que sonho e negócio são coisas diferentes
d — Nunca pensei no assunto

10. Reflita sobre suas ações: você tem feito alguma coisa na direção de realizar o seu
sonho?
a — Eu tenho feito esforços para realizar meu sonho
b — Não tenho feito nada nesse sentido
c — Não pensei no assunto

11. Sobre sua idéia específica: o que você sabe sobre o ramo em pretende atuar?
Você lê a respeito, é bem informado?
a — Sim
b — Não estou muito informado
c — Não pensei no assunto

12. Você já refletiu sobre o dia-a-dia da vida de um empreendedor? Algumas
situações que compõem esse cotidiano o deixaram intranqüilo, insatisfeito?
a — Ainda não imaginei algo que me desagrade a ponto de me desanimar
b — Trabalho exaustivo para renda incerta
c — Renda irregular
d — Risco
e — Retorno financeiro a longo prazo
f — Convivência com situações indefinidas
g — Dependência de fatores não controláveis, como políticas do governo,
contingências de mercado etc.
h — Não pensei no assunto

13. Você está copiando sua idéia de alguém, mas acrescentando algo de diferente?
a — Sim
b — Não, estou só copiando
c — Não pensei no assunto

14. Você é capaz de dizer por que sua idéia irá atrair as pessoas?
a — Sim
b — Não
c — Não pensei no assunto

15. Você sabe quais empresas estão na mesma área de atuação da sua idéia? Sabe
dizer qual a rentabilidade do setor? Qual a tecnologia empregada?
a — Sim
b — Não
c — Não pensei no assunto
Você e a sua capacidade de agarrar a idéia

16. Você domina a tecnologia envolvida ou tem acesso a ela?
a — Sim
b — Parcialmente
c — Não
d — Não pensei no assunto

17. Você conhece muito bem o negócio como um todo (clientes, concorrência,
tendências, características) ou somente a tecnologia do produto ou serviço?
a — Sim, conheço a tecnologia e também o negócio como um todo
b — Parcialmente
c — Conheço somente a tecnologia
d — Não pensei no assunto

18. Você é capaz de transformar sua idéia em produto ou serviço? Ou seja,
especificar, projetar, fabricar, testar (se for um produto), dominar a tecnologia
e/ou metodologia (se for um serviço)?
a — Sim
b — Parcialmente
c — Não
d — Não pensei no assunto

19. Conhece o ciclo de vida do produto ou serviço? (Você pode estar entrando em
uma área que esteja em declínio)
a — Sim
b — Não
c — Não pensei no assunto

20. Você sabe de que recursos necessita (tecnologia, inteligência, competência,
capital)? Tem acesso a eles? Já identificou a fonte dos recursos financeiros de que
necessita?
a — Sim
b — Parcialmente
c — Não
d — Não pensei no assunto

21. Você se interessa mais pelo que existe ou pelo que ainda não existe, mas pode
ser criado?
a — Eu me interesso pelo novo, pelo que não existe
b — Eu me interesso somente pelo que já existe
c — Não pensei no assunto

22. Pensou em fazer um Plano de Negócios?
a — Sim
b — Não
Você e sua capacidade de buscar os recursos necessários

23. Você já formou urna rede de relações (pessoas, feiras, publicações, entidades de
classe etc.) na área em que vai atuar?
a — Sim
b — Não
c — Não pensei no assunto

24. Você já estabeleceu uma estratégia para atrair as pessoas de que precisa no seu
negócio e conseguir meios para contratá-las?
a — Sim
b — Não
c — Não pensei no assunto

25. Você tem os meios para adquirir a tecnologia necessária?
a — Sim
b — Não
c — Não pensei no assunto

26. Você tem condições de buscar os recursos financeiros necessários ao
investimento, lançamento e à operação inicial?
a — Sim
b — Não
c — Não pensei no assunto

27. Você já bolou uma estratégia para comunicar a existência do seu produto/serviço
e atrair a clientela?
a — Sim
b — Não
c — Não pensei no assunto

Você e sua capacidade de gerenciar os recursos necessários

28. Você (ou sua equipe) tem experiência na gestão de negócios?
a — Sim
b — Não
c — Não pensei no assunto

29. Você tem habilidades para lidar com pessoas? É capaz de motivar pessoas para
que o ajudem a realizar seu sonho?
a — Sim
b — Parcialmente
c — Não
d — Não pensei no assunto

30. Você sabe organizar o setor de produção, de vendas, de finanças?
a — Sim
b — Parcialmente
c — Não
d — Não pensei no assunto

31. Você sabe o que é importante na gestão financeira?
a — Sim
b — Parcialmente
c — Não
d — Não pensei no assunto

32. Você já imaginou como a concorrência irá recebê-lo? Já imaginou o que irá fazer
para conquistar e garantir seu lugar no mercado?
a — Sim
b — Parcialmente
c — Não
d — Não pensei no assunto

33. Você se sente capaz de “ler” as tendências, o ciclo de vida do mercado e do
produto? E de vislumbrar as mudanças significativas no mercado nos próximos
anos (produto, clientes, preços, atendimento, comercialização, distribuição)?
a — Sim
b — Parcialmente
c — Não
d — Não pensei no assunto




As respostas da letra “a” valem um ponto. As outras não pontuam. Se você não escolheu a letra “a” para responder a todas as perguntas, não desanime: nenhum empreendedor que está na fase inicial de desenvolvimento da sua idéia alcança todos os pontos. O que fazer? Cada pergunta sugere algo a ser aprendido — sua tarefa será buscar as respostas. Trabalhe e volte sempre a este teste. Ninguém, a não ser você mesmo, poderá decidir se chegou o momento de abrir sua empresa.
Lembre-se: qualquer pessoa pode abrir um negócio próprio. Ser empreendedor de
sucesso não é algo reservado apenas a quem tem condições genéticas favoráveis.
Mas uma coisa é essencial: que você tenha um sonho e que o seu projeto de negócio de alguma forma o ajude a realizar esse sonho.

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